Dentre centenas de cursos que a ESPM oferece todo ano, escolhi oito que você deve fazer para estar minimamente atualizado para 2020.
Mas se você está em dúvida sobre qual conteúdo, pode acreditar – confie nos professores que estão abaixo listados. São profissionais referência em suas áreas, que além de fazer, adoram ensinar. Sem falar no networking que você faz, pois outros profissionais que tem o mesmo interesse estão fazendo o curso.
1 . Agile Marketing:
Com mais de 200 alunos já capacitados e alto índice de satisfação dos alunos e aplicabilidade dos aprendizados, o curso Agile Marketing é um o curso de férias número 1, algo que todo profissional que trabalha com marketing deve fazer.
O professor @Felipe Collins é um jovem talento. Com apenas 30 anos já tem um extenso currículo de realizações profissionais. É CMO (Chief Marketing Officer) e Partner da ACE – a mais importante consultoria de inovação do país. Também é professor da ESPM e da Udacity, palestrante e autor de “O Guia de Growth Hacking” (2017, MeuSucesso.Com).
Saiba mais sobre o professor Felipe através do LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/felipefig/
2 . Gerenciando a Experiência do Consumidor 4.0:
Este curso ajudará você a conhecer e se especializar nas novas estratégias 3.0 e 4.0, e entender mais sobre o marketing centrado em usuários e clientes, e das novas abordagens de customer experience na era da transformação digital
O professor desse curso é o Sergio Lage Teixeira de Carvalho, um profissional referência no seu segmento e coordenador do Master em Costumer Experience – no qual sou professor. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Publicidade e Marketing pela ESPM, tem Mestrado em Sociologia e especialização em Publicidade e Marketing pela Universidade de São Paulo, onde também fez seu doutorado. Conheça mais sobre ele no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/sergiolage/
3 . As Tendências que Mudarão o Século XXI – Como Identificar Tendências e Gerar Insights:
Para quem quer ter uma visão consistente e prática sobre o tema, eu indico este curso que trata de assuntos a partir da Sociologia e Antropologia, além de apresentar as principais técnicas de identificação de tendências, levando o aluno ao entendimento e até previsão do sentido das mudanças.
E claro que o professor desse curso é um fera no assunto, com experiência de mais de 25 anos em comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado – estou falando do Fábio Mariano Borges. Além de tudo esse professor é Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP, ou seja, é um profissional top de linha que tem conteúdo, expertise, assunto e muitos insights para ajudar os alunos no decorrer do curso.
Ele também tem um perfil no LinkedIn, siga-o: https://www.linkedin.com/in/fabio-mariano-borges-25693820/
4 . Storytelling – para Marcas, Empresas e Pessoas:
Esse curso é para arrasar no mercado de trabalho e nos negócios, pois é super tendência, então se você quer entender como aplicar storytelling para estratégia de marca desde uma startup, uma empresa de pequeno porte a uma gestão de inovação para grandes marcas, esse curso é super indicado à você. Pois irá te auxiliar e capacitar a se tornar um narrador com mais impacto, clareza, engajamento e relevância para as diferentes audiências.
Martha Terenzo é a principal referência sobre o assunto no Brasil, e você terá ela como sua professora nesse curso. Ela é Mestre em Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM e graduada em Marketing pela ESPM, e faz parte do corpo docente da ESPM desde 2008. E os assuntos preferidos dela, além do Storytelling, são Comunicação e Consumo, Criatividade, Inovação, Design Thinking, Transmidia, Branded Content e Content Marketing.
Para conhecer mais o trabalho dela, siga-a no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/terenzzomartha/
5 . Monitoramento das Mídias Sociais:
Os dados são o novo combustível da internet e a nova moeda no mundo digital. E por isso, este curso mostrará como obter dados a partir do monitoramento de mídias sociais e de acordo com as especificações da nova LGPD.
E o mais importante, você vai aprender sobre ferramentas gratuitas e pagas que dão suporte ao Monitoramento.
Para entender a maneira certa de se comunicar e monitorar através das mídias sociais, a ESPM tem uma dupla alinhadíssima com o objetivo desse curso. As professoras são Sandra Turchi, que hoje é uma das principais referências quando o assunto é ‘Transformação Digital, Marketing e E-commerce’, no Brasil e na Europa, e também Soraia Lima, que é jornalista pela Cásper Líbero, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP.
Conheça o trabalho delas também pelo LinkedIn: Sandra https://www.linkedin.com/in/sandraturchi/ / Soraia https://www.linkedin.com/in/solima/
6 . Gerenciamento por Categoria uma nova ferramenta de gestão do varejo:
Este curso eu indico para quem deseja ampliar negócios em sua empresa e agregar valor a sua carreira com o conhecimento desta ferramenta, este curso sobre o gerenciamento por categoria, será bem aplicado através de uma segura metodologia para te ensinar sobre a defesa das estratégias das marcas líderes, alavancagem de vendas do varejo e muito mais.
E um dos motivos da indicação desse curso também é por causa do professor Marcelo Ermini. Ele tem MBA em Gestão Empresarial pela ESPM, formado em Comunicação Social com especialização em Marketing e diversos cursos no Brasil e no Exterior, além da vasta experiência de trabalho em empresas como a Parmalat, Vigor, Tapeçaria Chic e etc.
O perfil do LinkedIn dele é esse aqui: https://www.linkedin.com/in/marcelo-ermini-9468214/
7. A Jornada Digital para empresas de consultoria de serviços – Passo a passo para aplicação em seus clientes
Para você que quer aprender sobre o que o mercado demanda de conhecimentos sobre transformação estratégica, humana e digital, esta é a melhor indicação que eu tenho para você. Pois este curso te apoiará a entender melhor o momento do cliente e apoiá-lo nesta jornada de mudanças e te ajudará a maximizar o seu discurso de vendas.
O Reinaldo Nogueira é o professor desse curso. Ele é Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Sistemas de Informação pela Universidade Paulista, Graduado e Especialista em Administração de Empresas, Controladoria Empresarial e Gestão de Projetos. Acumula mais de 25 anos de experiência profissional em empresas de grande porte como Editora Abril, Pepsico, Google, Oracle entre outras na área de tecnologia da informação.
No LinkedIn, você pode encontrá-lo pelo link https://www.linkedin.com/in/reinaldonogueira/
8. Consumer experience: o seu mindset está atento a esse novo “shopper”?
Este curso é para quem quer aprender e discutir sobre essa tendência crescente do mercado, o chamado Consumidor 4.0, sinalizando quais mudanças devem ocorrer no pensamento de marketing dos gestores de hoje para as suas marcas.
O curso aborda e debate os caminhos pelo quais as empresas poderão reformular as suas estratégias de marketing, e assim poderem se adaptar a esse novo perfil de cliente.
O professor deste curso é o consultor com experiência de 35 anos em gestão estratégica empresarial e em marketing, o Renato Borgheresi. Ele é Mestre em Administração e Planejamento pela PUC-SP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAE em Curitiba, graduado em Propaganda e Marketing pela Univ. Anhembi Morumbi-SP. E além de tudo isso é co-autor do livro “Transformações no Trabalho”, da editora Olho d’Água.
O perfil do LinkedIn dele é https://www.linkedin.com/in/renato-borgheresi-2766ba14/
Ps 1 – E você pode saber mais sobre a ESPM clicando aqui, e você verá que vai valer a pena fazer o curso de férias na instituição.
Ps 2 – Eu não vou indicar, mas vale lembrar que meu curso de férias “Criatividade e Design Thinking” é o segundo mais procurado de toda a ESPM.
* Texto publicado originalmente no LinkedIn e reproduzido no blog Marcelo Pimenta.