Certa vez uma mãe levou seu filho até Gandhi para que ele com sua sabedoria ajudasse o filho a parar de comer açúcar. Para não deixar a mãe sem resposta, Gandhi aceitou o desafio e disse para eles voltarem depois de uma semana.
Passada a semana, a mãe voltou com o filho até Gandhi. Ao ver o menino, Gandhi apenas lhe disse “não coma muito açúcar”.
O que foi decepcionante para mãe, pois aquilo era tudo o que ela já havia falado para o filho. E ainda questionou; “Já que aquele era o argumento dele para fazer o filho largar o açúcar, por que ele a fez voltar lá depois de uma semana e não disse aquilo no primeiro encontro deles?”
E a resposta de Gandhi foi “Eu não lhe disse isso anteriormente, porque eu estava comendo muito açúcar. E eu não poderia dizer a ele para não comer se eu como açúcar também.”
Essa história eu já ouvi e contei tantas vezes que já incorporei a moral dela na minha vida. Então eu já não consigo mais dizer algo para as pessoas que eu não faça. Ou seja, meu conteúdo tem muito a ver com o que eu vivo, aplico e acredito.
Recentemente em sala de aula, para exemplificar isso para os meus alunos do curso de Criatividade e Design Thinking na ESPM, eu passei uma atividade para eles exercitarem a criatividade que era a criação de uma receita para comunicar ou vender de forma criativa uma ideia.
Muitas pessoas começaram a fazer, mas outras não conseguiam desenvolver muito bem e então eu fiquei me perguntando como faria para estimular estes a fazerem e se desenvolverem mais… E foi quando lembrei dessa história do Gandhi.
Então, eu decidi fazer a minha receita para inspirá-los e, como o tema era Educação, aproveitei para falar o curso EAD da ESPM sobre Design Centrado no Ser Humano que começará em março – e chamei esta receita de Delícia de Inovação.
Compartilhei a receita em sala, e agora compartilho aqui. Aprecie!
RECEITA: Delícia de Inovação
É uma sobremesa para ser servida regularmente de forma a manter todos saciados por novidades e revisando tudo aquilo que precisa ser aprendido – e o que precisa ser reaprendido. Tudo isso feito a distância, de forma que você pode acessar usando celular, internet, participando ao vivo e também assistindo gravado quando e quantas vezes quiser.
A sobremesa é feita em 3 camadas complementares. Veja os ingredientes de cada uma delas.
Para a base – Mentalidade Inovadora
– 1 cérebro aberto. Pode ser de qualquer idade e qualquer tamanho;
– 1 alma tranquila ou buscando se acalmar;
– 2 olhos atentos;
– 2 ouvidos afiados;
– Tato à gosto.
Para o recheio – Design Thinking e Liderança Criativa
– A massa do recheio é toda feita de empatia;
– Muita colaboração;
– Doses fartas de experimentação.
Para a cobertura – Cultura e Processos de Inovação
– Você vai precisar de teia. Busquem em diferentes fontes, para formar um ecossistema de inovação;
– Use e abuse da tecnologia. Veja como usar ingredientes da moda como inteligência artificial, robótica e internet das coisas;
– Processos são muito bem vindos;
– 1 funil de inovação;
– Azeite para que tudo funcione bem;
– Mel, açúcar ou qualquer outro ingrediente de sua preferência para garantir a doçura.
Prepare em camadas:
– Inicie a base no dia 24 de março e deixe que ela tome consistência em 3 terças-feiras, até o dia 7 de abril;
– No dia 14 de abril comece o recheio e capriche nas atividades em grupo até 19 de maio;
– No dia 26 de maio inicie a cobertura e finalize com capricho no dia 16 de junho.
Leve ao forno. Aqueça com muito carinho e dedicação. Decore com humor e alegria. Sirva em porções generosas e aproveite!
Saiba mais sobre o curso clicando aqui e veja como será incrível.
E se preferir, assista ao vídeo que gravei sobre a receita Delícia de Inovação que está aqui abaixo:
No Blog Mentalidades você encontra muitos outros conteúdos práticos com dicas para montar seu negócio do zero, sem complicações.
Ou se precisa ir além e deseja levar esta e outras mensagens para seu evento, entre em contato e receba um orçamento personalizado. Basta preencher este formulário.