Marcelo Pimenta

MUNDO BANI

mundo BANI

Você está preparado ou preparada para surfar nessa nova onda, nesse novo mundo BANI?

O mundo BANI é um mundo Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível

O mundo BANI não é algo que SUBSTITUI o mundo VUCA, mas sim uma EVOLUÇÃO dele.

As tantas mudanças do Volátil de VUCA trazem uma configuração de estruturas Frágeis. As Incertezas se tornaram tamanhas, que somos cada vez mais Ansiosos. 

A Complexidade deu lugar à Não-linearidade – não sabemos de onde as coisas chegam e para onde elas vão. 

A Ambiguidade, a dúvida do que é ou não é, passa a se tornar Incompreensível. 

Entendendo os 4 elementos do mundo BANI

Frágil: Aquilo que muda rapidamente é frágil, não tem raízes sólidas e pode se desfazer a qualquer momento, gerando um forte impacto em um mundo interconectado.

Ansioso: O imprevisível gera ansiedade pelo desconhecido, prejudicando o foco, mas estimulando a necessidade da prática do poder de ação.

Não linear: Um novo sistema de causa e consequência se estabelece em que uma decisão tomada hoje pode ter resultados desproporcionais e imprevisíveis diante da aceleração dos acontecimentos.

Incompreensível: O acesso e o controle de dados podem parecer uma fonte de soluções, mas a capacidade humana de processar as informações não mudou e o excesso delas pode gerar justamente o efeito contrário. Em muitos momentos, faltam-nos respostas.

Frente ao cenário de mudança que a gente viveu, o maior risco de cada um de nós, e de nós instituições empresas enfim…era não mudar. Com tudo mudando se você não muda tem algo de errado” – Professora Paula Costa

A Paula Costa que é minha amiga e também professora da ESPM me apresentou esse novo conceito! Fizemos várias aulas mostrando tudo sobre a transição do mundo VUCA para o mundo BANI, é só clicar aqui:

Vamos lá, qual é o nosso papel enquanto humanos dentro da nossa realidade? O que precisamos fazer, desenvolver, treinar, ganhar competência frente a esse nosso mundo BANI?

Faça parte da Economia da Paixão!

Economia da Paixão é um conceito que desenvolvi para definir a quarta onda da economia pós-pandemia, analisando o cenário deste mundo BANI e como a pandemia o impactou, gerando novas necessidades e também oportunidades. A partir daí, tracei a resposta de como aproveitar essas oportunidades e triunfar nesse novo mund

Agora que você já sabe o que é o mundo BANI vou te mostrar quais as possibilidades de triunfar nele.

4 palavras chave para entender a nossa posição dentro do mundo BANI: Propósito, Visão, Agilidade e Comunicação

5 habilidades exigidas pelo mundo BANI

  • Resolução de Problemas
  • Visão de gerenciamento
  • Pensamento crítico
  • Aprendizado contínuo
  • Seja humano!

 

E é no mundo BANI que a economia da paixão ganha força, pois nunca foi tão importante estar ligado ao seu propósito.

Com isso, cheguei ao meu livro Economia da Paixão – Como ganhar dinheiro e viver mais e melhor fazendo o que ama.

Nele, você vai descobrir que é possível ser feliz fazendo o que se ama e transformar individualidades em diferenciais de mercado, desde que se planeje com consciência a transformação do sonho em projetos executáveis.

Para traçar essa resposta, precisamos entender a posição que devemos tomar, as habilidades que devemos desenvolver, e por fim, buscar a economia da paixão.

Ou ainda, você pode adquirir o livro pela amazon clicando aqui.

Até a próxima!

Postado por Marcelo Pimenta

Artigos Relacionados :

Clique para falar agora com nossa equipe

Clique para falar agora com nossa equipe